
Esse é um artigo que busca desenvolver melhor alguns assuntos propostos de forma mais tímida por alguns animes. Normalmente o artigo se desenvolve comparando fatos da realidade, com o assunto proposto no anime escolhido da semana, e justificando/explicando fatos comuns nos animes.
***
O Harém está presente em muitos lugares, praticamente qualquer anime baseado em uma visual novel de relacionamentos, vai ter Harém, afinal é o modelo padrão desse tipo de jogo apresentar uma farta lista de pretendentes para o protagonista, seja ele masculino ou feminino.
Agora já entrando no tema que pretendo abordar, apresento a vocês o polêmico School Days, certamente a apresentação é em vão para a maior parte dos leitores, mas caso você não conheça o anime, eu lhe indico ler aqui.
School Days antes de anime era uma Visual Novel de computador desenvolvida pela Overflow, no Japão

O jogo foi tão popular que em 2006 ganhou um spin-off igualmente bem elaborado nomeado como Summer Days, jogo que seguiu o tema adulto proposto pela primeira obra original. E claramente não demorou muito para quem em 2007 surgisse a ideia de adaptar o jogo original tornando-o um anime, como de fato já parecia ser. O sucesso foi tão grande quanto a polêmica que gerou o final escolhido para ser o "real final". Após tanto sucesso o jogo ganhou uma versão livre para todos os públicos em 2008, além de um mangá com dois capítulos, uma light novel com três capítulos e até um drama CD!
Como eu disse acima, os elogios eram numerosos e brilhantes até a obra ser adaptada para anime, onde atingiu um público muito maior, e muitos despreparados para a história imoral que estavam para assistir. É aqui que proponho o primeiro momento de reflexão do texto: Uma obra eroge, com conteúdo sexual explicito, se torna uma obra infantil só porque o sexo explicito foi retirado?

Uma linda história colegial, não é verdade meus amigos amantes de romance e drama? É uma pena que tenha sido adaptado de um eroge, onde pudor é apenas uma mentira. A moralidade que normalmente guia os pensamentos da maior parte dos autores não está presente nessa obra, ela não é inocente como aparenta! Nunca foi... School Days não conta a historia de um rapaz desajeitado chamado Takeo que se apaixona por uma garota sensível, não é Ore Monogatari, nem Lovely Complex, tão pouco Toradora... Só observando o inicio do anime, já é notável que não é uma obra inocente, o público que foi de encontro a obra buscando romance foi gravemente abatido, e ofendido até a alma, não por conta da obra ser boa ou ruim, e sim pois não era nem perto do que estavam buscando!
Vamos olhar School Days mais de perto? Sekai, amiga inocente que ajuda Makoto conquistar Katsura, e

Vamos então iniciar o segundo momento de reflexão do texto: Quando um homem inexperiente em romances, descobre que pode pegar todas as garotas do colégio e fazer o que quiser, o que ele faz? Segundo o imenso número de obras Harém que existem, ele fica indeciso entre várias garotas que fariam tudo para ter ele, e não faz absolutamente nada, na maior parte das vezes apanha de todas, e passa anos sem nunca decidir entre nenhuma garota (Vide: Hayate No Gotoku, Love Hina, Toradora, etc...), em alguns casos especiais o protagonista após muita dificuldade escolhe uma garota que normalmente é a única escolha sensata após o enredo eliminar todas as concorrentes.

Há quem diga que o anime não é bom pois os personagens são muito cruéis, basicamente o mau vence no fim. Katsura Kotonoha sofria bullying por ser bonita e inteligente, "porém" no decorrer do anime continuou sofrendo. Ela era humilhada, "porém" no decorrer do enredo passou a ser ainda mais humilhada. As garotas invejosas e cruéis não tiveram seus lados bons e causas de serem más reveladas. O bem não prevaleceu, não houve uma reviravolta do bem no enredo. Isso tudo não faz da obra ruim, certamente sem aquele "pudor" básico, sem senso moral e ético, mas não uma obra ruim. Uma obra de fato bastante original em seu desfecho.
O Terceiro momento de reflexão do texto: Quando uma Tsundere e uma Dandere (quem sabe Yandere) estão apaixonadas pela mesma pessoa, o que elas fazem? Bom, na maior parte das obras que conheço elas descontam as frustrações nos protagonistas, seja dando um gelo neles, ou os espancando (com humor, é claro). Algumas vezes há confronto entre elas, algo como "concurso de culinária para ver a comida que agrada mais o senpai" ou "uma corrida atlética para ver quem é mais bem preparada fisicamente para ter o senpai" bom, em School Days as garotas abordaram o problema de outra forma, elas transaram com o amado "senpai" e depois se mataram o quanto dava, Sekai até tentou o golpe da barriga, enquanto Kotonoha usou o dinheiro e poder de sua família como armas para agarrar o amado Makoto (que não é senpai, mas parece sem família).
Eu lembro de já ter dito que School Days para inicio de conversa nunca foi muito cheio de moral e pudor

Termino o texto deixando minha opinião de que o Harém proposto e mantido até o fim por School Days, onde a moral e ética passaram longe, é muito mais próximo da realidade que o Harém fantasioso e perfeito exposto por grande parte das obras japonesas. School Days certamente não é uma obra única em mostrar harém com desfecho trágico, existem muitos mangás que mostram o caminho trágico desse tema tão comum que é o harém, porém ao chocar mostrando um final onde Kotonoha abre a barriga de Sekai para procurar descobrir se ela está grávida, e finaliza o enredo indo em direção ao pôr do sol acompanhada da cabeça do protagonista Makoto, chocou os desavisados, que até essa altura do enredo ainda estavam esperando a reviravolta do bem sobre o mau. School Days não é tão ruim quanto dizem os fantasmas da internet, é apenas uma obra que é tão surpreendente que choca quem esperava o clima inocente proposto em seu inicio. Quem busca gore normalmente passa longe de obras românticas e melosas, obras onde a comédia romântica é o foco; e em contra posição quem ama obras românticas normalmente gosta de final feliz, os públicos dessa obra foram invertidos, até o fim quem estava assistindo era quem esperava ética, amor, esperança, final feliz, porém a esperança nunca nasceu em School Days, a humilhação não foi vingada e tudo isso não faz do anime ruim, ela apenas contemplou de imediato o público errado com sua proposta inocente, desenvolvimento cruel e final trágico.

0 Response to "Meditando no Enredo - #6 School Days: O verdadeiro final de um Harém"
Posting Komentar